Bloco de apontamentos: igreja mãe

A igreja matriz, ou igreja mãe, de São Pedro, em Torres Vedras, reabriu as suas portas ao culto na passada segunda-feira dia 14, véspera da celebração festiva da assunção de Nossa Senhora ao céu, em corpo e alma. Solenidade presidida pelo patriarca de Lisboa, o cardeal torriense Dom Manuel Clemente. A igreja matriz, na sua verdadeira aceção, significa aquela que é considerada como “uma mãe nas suas funções de nutrir e proteger o crente”.

Ler mais....

Caminhando para a solidão

Nascemos e morremos sós. Estes acontecimentos (nascimento e morte) são os limites do nosso tempo de vida. Vivemos, portanto, um espaço de tempo limitado, estando todos os homens sujeitos à mesma fatalidade (morte). No espaço de vida cada homem tenta fazer o que lhe apraz, o que gosta, embora nem sempre lhe seja possível consegui-lo pelas mais variadas razões.

Ler mais....

Para quando uma rotunda na cidade torriense dedicada às Linhas de Torres?

As rotundas revelam-se espaços privilegiados na divulgação cultural. Para quando uma alusiva às Linhas de Torres? De algumas décadas a esta parte a rotunda generalizou-se por todo o país como elemento contributivo para uma maior e melhor mobilidade no tráfego automóvel. Entretanto começaram a ser vistas, pelo menos no seio das localidades, como espaços de valorização cultural, algumas com o seu centro exibindo belos arranjos florais, outras preenchidas com belas obras artísticas, sobretudo em metal ou pedra.

Ler mais....

Uma boa notícia

Ler jornais é saber mais, como se sabe; e mais se sabe, se se ler nos jornais, motivo pelo qual, justamente, o deixo aqui escrito, apesar de a máxima não ser da minha autoria. Lendo uma folha periódica dessas que se tornam vício para quem acha o cheiro da tinta um pitéu olfactivo – forma aqui usada para designar com algum chiste os que gostam de ler jornais em papel, espécie leitora actualmente em vias de extinção, ou razoavelmente rarefeita –, dei com uma notícia que me deixou, literalmente, a abanar a cauda.

Ler mais....

Ver, ouvir e falar: os abutres e os vampiros

É o dinheiro, sangue do povo, que ceva a classe política e tudo mais! Ora vejamos. Como coelhos saídos de uma moita, saltam diariamente para as parangonas dos jornais notícias escandalosas relacionadas com habilidosos atos de roubo, burla, fraude e corrupção, praticados a todo o nível neste Portugal martirizado por vigaristas de todo o estilo mas, muito principalmente, pela máfia do futebol e da classe política dos partidos que beneficiam da sua atividade a coberto de algumas Lojas Maçónicas que os acarinham e protegem. 

Ler mais....

Bloco de apontamentos: ovos de ouro

Um homem que vivia no campo e a sua mulher possuíam uma galinha, que todo dia, sem falta, punha um ovo de ouro. No entanto os dois, motivados pela ganância e supondo que dentro da galinha deveria haver uma grande quantidade de ovos em ouro, resolveram sacrificar o pobre do animal para, enfim, pegar tudo de uma só vez.

Ler mais....

Mexer no fogo a quente

Sei que poderá parecer oportunismo e até desrespeitoso fazer uma reflexão sobre o tema dos fogos e a respetiva prevenção, especialmente para com aqueles que sofreram diretamente com os fogos deste verão, que teima em repetir-se todos os verões.

Ler mais....

Assaltos em Torres Vedras

Não sei se sabem nem se o assunto será do vosso interesse,  mas os assaltos a residências na cidade de Torres Vedras continuam. No dia 1 deste mês eu fui uma das vítimas. Durante o dia entraram pela porta da frente do meu andar, sem danificar a porta, roubaram-me sobretudo peças de ouro, uns milhares de euros, algumas centenas de euros em moedas de coleção. Não tocaram em nada de eletrónica nem qualquer outro  artigo que poderiam ter roubado, estavam vários portáteis, tablets e máquinas fotográficas nas divisões assaltadas e ficou cá tudo. 

Ler mais....

Todos por uma Ca(u)sa, um projeto do Externato de Penafirme

O Externato de Penafirme irá ajudar a construir, na Índia, casas para duas famílias altamente carenciadas.  Esta nobre tarefa só foi possível graças ao envolvimento de  alguns professores e alunos, com destaque para os do 7º, 8º e 10º anos e alunos da Educação Especial. O montante angariado  conseguiu-se através da dinamização de vendas e atividades, da generosidade de pais, funcionários, docentes e não docentes, na compra dos diversos bens produzidos e por meio de donativos.

Ler mais....

“Juntos por Pedrógão”

A  organização do evento que se realizou nos dias 15 e 16 de  julho passado, em Torres Vedras, vem por este meio agradecer aos voluntários que deram o seu contributo com todo o seu esforço e trabalho e às pessoas que nele participaram, sem vós nada disto seria possível. Aos artistas que participaram gratuitamente, às entidades oficiais da nossa cidade e às empresas da região que contribuíram com bens alimentares o nosso muito obrigado. 

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
119
1684
20363
5
0
5

Acesso Assinantes