Haja saúde: unha encravada

A unha encravada é produzida pela incrustação de unha na pele do dedo e cujos sintomas podem ser muito dolorosos. Pode ocorrer tanto nas mãos como nos pés, mas nestes últimos há um aumento do risco, especialmente no dedo grande do pé, podendo mesmo obrigar a maiores tratamentos.

Ler mais....

Luís Lourenço, um combatente de A dos Cunhados na primeira Grande Guerra

Na edição anterior da coluna «Patrimónios», de 28 de julho, tive a oportunidade de falar sobre o combatente José Francisco Santa Cruz, meu avô materno. Hoje partilho convosco as memórias que tenho do meu avô paterno, Luís Lourenço, nascido em A dos Cunhados a 23 de abril de 1893, também presente na guerra da Flandres. Não o cheguei a conhecer, mas meu pai – órfão de mãe com dois anos de idade e de pai aos 12 – lembra-se de o acompanhar nos trabalhos agrícolas, ainda enquanto andava na escola.

Ler mais....

A água e a toponímia: Fonte do Bispo e Santa Catarina da Fonte do Bispo

Santa Catarina da Fonte do Bispo é uma freguesia algarvia do concelho de Tavira, donde dista cerca de 15 quilómetros. É composta de vários lugares. Um deles designa-se Águas de Tábuas e outro Fonte do Bispo. Essa freguesia tem cerca de dois mil habitantes, pelo que está classificada como área de baixa densidade. A população dedica-se à agricultura e artesanato e à produção de aguardentes, licores e medronhos. 

Ler mais....

As velhas torres do Zambujal

Na página da internet da Câmara Municipal de Torres Vedras podemos ler: “A Câmara Municipal viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários que tem como objeto a intervenção de valorização do Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, classificado como Monumento Nacional em 1946.” (acedido em 26/07/2017).

Ler mais....

Cerca de 32 milhões de crianças em todo o mundo correm o risco de perder a audição

De acordo com as conclusões de um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulado «Childhood hearing loss: act now, here´s how», cerca de 32 milhões de crianças em todo o mundo correm o risco de perder a audição.

Ler mais....

Haja saúde: combater a tosse

A tosse tem como finalidade expulsar substâncias estranhas ou daninhas presentes nas nossas vias respiratórias e ela pode ser seca ou produtiva. Quando a tosse é produtiva ela vem acompanhada de muco, também chamado de catarro ou expectoração. Ela não deve ser detida, já que essa é a forma com a qual o corpo elimina o excesso de mucosidade presente nas vias respiratórias.

Ler mais....

Napoleão, mau caçador

Atirou a uma perdiz e cegou o olho esquerdo de Massena, mas compensou-o com o comando da III Invasão de Portugal

(Aos meus alunos de Cultura Geral da Universidade Sénior de Torres Vedras)

Este artigo não pretende ridicularizar um infeliz episódio de caça de que saiu privado do olho esquerdo o marechal Massena, para com ele desfavorecer o pedestal que a História reservou ao imperador Napoleão. Tem apenas o fim de recordar um facto desconhecido do grande público, já que a vida e a personalidade de Napoleão estão ao alcance de todos.

Ler mais....

Recomendações da Associação Portuguesa de Podologia: cuidados com os pés no verão

Os pés encontram-se fechados durante dois terços da nossa vida, daí a pouca importância que lhes damos. No verão a preocupação com os pés é maior devido à sua exposição, mas também é verdade que a falta de cuidados especiais aumenta o número de patologias nos membros inferiores.

Ler mais....

Haja saúde: controlar a ansiedade

A ansiedade é um transtorno psicológico que afeta cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que têm uma vida mais agitada. Trata-se de um estado anímico de nervosismo que, se não for controlado, pode afetar a qualidade de vida da pessoa, tendo um impacto negativo tanto nos aspetos físicos como nos sociais e psicológicos.

Ler mais....

Cárie dentária, o inimigo número um dos dentes a combater

A cárie dentária é, de todas as doenças que afetam o ser humano, a de maior prevalência (mais frequente). Pode surgir logo nos primeiros anos de vida e, em alguns países, representa um significativo problema de saúde pública.

Ler mais....

Acidentes rodoviários continuam a ser a principal causa de lesão na coluna

Estima-se que mais de 35 por cento dos acidentes rodoviários (de automóvel e/ou moto) originam lesões na coluna cervical todos os anos. Para aumentar a sensibilização para esse tema e promover a prevenção a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) pede cuidados redobrados aos condutores no período de férias de verão.

Ler mais....

Medo da cirurgia à coluna mantém doentes afastados do tratamento

O medo da operação à coluna continua a distanciar os doentes do tratamento e a influenciar a sua qualidade de vida. O alerta é da campanha «Olhe Pelas Suas Costas», que pretende esclarecer os portugueses a propósito dos mitos sobre a cirurgia da coluna, reforçando a importância desta no regresso à vida ativa e na melhoria da mobilidade e funcionalidade dos doentes.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
119
1684
20363
5
0
5

Acesso Assinantes