Justiça de Filipe I abateu-se de modo implacável sobre os revoltosos de “Dom Sebastião da Ericeira” (conclusão)

Como vimos no artigo publicado na edição do Badaladas de 27-07-2018, foi trágico o destino dos 800 a 1.000 camponeses do Oeste que em 1585 (já passaram 533 anos!) se amotinaram contra a presença do rei Filipe II de Espanha e I de Portugal, “o Prudente”, no trono de Portugal. Adiante-de que a extrema dureza dessa justiça pouco teria a ver com o facto de Filipe I ser o herdeiro mais poderoso do Orbe, cujos reinos, possessões, domínios e senhorios eram várias vezes mais extensos do que todos os territórios do antigo Império Romano. 

Ler mais....

Deixar de fumar diminui risco de doença coronária

O fumo do tabaco contém mais de 7.000 produtos químicos que, combinados, predispõem tanto os fumadores ativos de tabaco como os fumadores passivos para a formação de aterosclerose ou estreitamento das artérias.

Ler mais....

Conselhos para aliar a saúde ao merecido descanso: não dê férias à sua saúde oral

Verão é sinónimo de férias, descanso e dias de lazer, e ainda que se mudem as rotinas não se devem descurar os cuidados no que à saúde oral diz respeito.

Ler mais....

Haja saúde: insuficiência renal

A insuficiência renal crónica é uma lenta e progressiva diminuição da função renal. À medida que ela evolui e se acumulam substâncias tóxicas no sangue o indivíduo começa a sentir-se pesado, cansa-se facilmente e diminui a sua agilidade mental.

Ler mais....

Recordações de viagens: Potsdam, a cidade dos palácios

Aquando da viagem a Berlim, capital da Alemanha, um elemento do grupo sugeriu uma visita a Potsdam, cidade dos palácios. Esta conta com várias universidades e escolas com alunos provenientes de todo o mundo, que vão para essa cidade estudar, onde cerca de 15 por cento da sua população são estudantes.

Ler mais....

«Patrimónios»: os irmãos Catapota, combatentes na 1ª Grande Guerra

O caso dos irmãos Catapota, Artur de Oliveira e Manoel Alberto Júnior, é curioso: partiram para a guerra no mesmo dia e no mesmo barco; nascidos no mesmo ano e em terras diferentes, são filhos do mesmo pai mas não da mesma mãe. Artur de Oliveira é natural da Abrunheira, Manoel Alberto Júnior de Monte Redondo. Ora o pai de ambos, Manoel Roberto, a viver no Casal dos Carriços, a umas centenas de metros de Monte Redondo, em voltinhas pelas redondezas, foi um dia poisar no colo de Georgina de Jesus, tendo-lhe feito um filho, Artur de Oliveira, nunca por ele perfilhado.

Ler mais....

Exposição solar aumenta o risco de desenvolver várias doenças oculares

Alterações agudas da córnea e da conjuntiva, cataratas e degenerescência macular ligada à idade são algumas das doenças oculares que estão associadas à exposição solar.

Ler mais....

Haja saúde: a rinite alérgica

Para poder reduzir os sinais dessa alergia as receitas caseiras são de vital ajuda. As que se destacam de seguida são:

Ler mais....

Haja saúde: dor de dentes

A dor de dentes geralmente é muito intensa, deixando a pessoa muito mal e até interferindo com a rotina do dia-a-dia. Há vários remédios caseiros para aliviar uma dor de dentes. No entanto, se o problema for persistente, o melhor mesmo é consultar um dentista.

Ler mais....

Haja saúde: a gota

A gota é uma doença provocada por um excesso de ácido úrico no sangue e que se manifesta por inflamação das articulações, devido ao depósito deste nas articulações em vários tecidos e cartilagens, provocando crises artríticas extremamente dolorosas.

Ler mais....

Haja saúde: as ervilhas

As ervilhas são uma leguminosa de cor verde que poderão fornecer à sopa e/ou ao prato cor e sabor. Para além dos aspetos sensoriais, o alimento em questão tem excelentes benefícios para a saúde. Elas são uma fonte de hidratos de carbono, proteínas, fibras, vitaminas, nomeadamente a B, e minerais, como por exemplo, zinco, cálcio, magnésio e potássio.

Ler mais....

Haja saúde: as nêsperas

As nêsperas possuem propriedades anti-inflamatórias, sendo úteis em casos de gastroenterite e para fortalecer o sistema imunológico devido ao seu alto teor de vitamina C.

Ler mais....

Haja saúde: insónias

Insónia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono. Acompanha-se da sensação de sono não reparador notada na manhã seguinte. Como consequência, no dia seguinte a pessoa que sofre de insónias apresenta fadiga, irritabilidade e por vezes agressividade.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
320
1061
29997
16

Acesso Assinantes