«Patrimónios»: Guilherme Franco, um combatente da Póvoa de Penafirme

O verão já desandou mas deixou rasto, pois ainda estão trinta e tal graus em todo o país! Aqui, perto do mar, está mais fresco, mesmo assim um homem sente-se ardido! A casa de Rui Franco fica a uns minutos da praia. Ali, em conversa desataviada, foi um gosto ouvi-lo remoer antigas cenas de garoto ligadas ao seu avô, um amante do mar. Essa tineta pelo mar estava-lhe no sangue, diz-nos o arquitecto Rui Franco, de 47 anos, a viver em Lisboa mas respirando aqui, no Casal dos Francos, fins-de-semana repousados.

Ler mais....

A água e os poetas: Vitorino Nemésio e o seu “Poço”

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu em Vila Praia da Vitória, da ilha Terceira, nos Açores, a 19 de dezembro de 1901. Faleceu em Coimbra a 21 de fevereiro de 1978. Foi escritor, filósofo, crítico, biógrafo e historiador. Ficou célebre o seu romance «Mau Tempo no Canal».

Ler mais....

Sete em cada 10 crianças portuguesas não ingere fruta e legumes na quantidade recomendada

Aumentar o consumo de fruta na infância é a principal meta da iniciativa escolar «Heróis da Fruta» lançada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que no ano letivo passado verificou um aumento da ingestão desses alimentos em 41,9 por cento das crianças participantes.

Ler mais....

Vídeo sensibiliza crianças para a escoliose

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover um vídeo de sensibilização sobre a escoliose, dirigido a alunos das escolas secundárias espalhadas pelo país. Estima-se que a escoliose afete cerca de dois a três por cento dos adolescentes.

Ler mais....

Haja saúde: o cansaço

O atual estilo de vida, pautado por um ritmo acelerado e por elevados níveis de stress, leva a que muitos portugueses tenham uma alimentação pouco cuidada no que se refere à qualidade e quantidade de nutrientes ingeridos. Realidade que, a longo prazo, acarreta deficiências no desempenho físico e cognitivo.

Ler mais....

Estórias (especuladas) de Torres

Hoje, graças à, para mim, moderníssima ferramenta chamada internet, qualquer um de nós tem na ponta dos dedos o acesso a todo um conjunto de informações que lhe permite viajar pelos mais diversos locais e épocas. Se a isto acrescentarmos o folheio de velhos calhamaços poderemos vir a fruir o raro prazer do exumar de estórias bolorentas e decompostas pelo rigor do tempo no recôndito dos arquivos.

Ler mais....

Recordações de viagens: Pompeia, como a Fénix surgiu das cinzas

“Viajar é saber contar.” Pompeia é uma cidade situada na proximidade do monte Vesúvio, em Itália, ligada também à esquerda do monte Somma. Era uma cidade que se julgava ter na altura 11 mil habitantes. Próximo situava-se o pequeno porto de mar da costa italiana, Herculano.

Ler mais....

Haja saúde: como evitar a gripe

A gripe é uma doença comum, de fácil contágio, que produz sintomas como tosse, espirros e nariz escorrendo, dor de cabeça, etc… O seu tratamento inclui repouso e uso de medicamentos. Para evitar a gripe, o indivíduo:

Ler mais....

Haja saúde: a artrite

Se sofre de dor, inflamação e rigidez por causa da artrite sabe perfeitamente como esses sintomas podem afetar o seu dia-a-dia. Por isso tem de ter mais cuidado com a alimentação e fazer exercícios físicos moderados.

Ler mais....

Haja saúde: tratar o ressonar

O ressonar produz sons desagradáveis, que surgem como consequência de uma obstrução das vias respiratórias. Há algumas coisas que pode fazer para os evitar ou ao menos diminuir, como por exemplo:

Ler mais....

Haja saúde: tratar a anemia

Para tratar a anemia é necessário aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea, que é um componente do sangue. Para isso é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, pois eles ajudam o corpo a produzir hemoglobina.

Ler mais....

Haja saúde: as enxaquecas

Há pessoas que sofrem de fortes dores de cabeça com muita frequência. É a isso que se chama enxaqueca. Até agora o seu tratamento farmacológico inclui analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, alguns não são totalmente eficazes ou podem causar efeitos colaterais negativos.

Ler mais....

Haja saúde: o mau hálito do alho

É muito importante comer alho, pois ele é mesmo essencial para a nossa saúde. Reduz o risco de cancro, especialmente no estômago, esófago e cólon, além de diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Mas deixa um aroma bastante desagradável na boca.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
280
936
18992
15

Acesso Assinantes